R. Joaquim Floriano, 72, Conj. 55 | Al . Moaci, 974 | São Paulo, SP
(11) 3071-4007
(11) 97036-0890
Perda de Olfato
Apesar de ser um dos sentidos essenciais ao ser humano, as perdas olfativas mereciam pouca atenção, tanto de médicos como de pacientes.
Com a pandemia de COVID-19, os casos de perdas de olfato e paladar tornaram-se muito frequentes, e as pessoas puderam perceber a falta que a capacidade de sentir cheiros traz tanto para que apreciemos os perfumes, comidas e bebidas, mas também como proteção em caso de comidas estragadas, vazamento de gás ou incêndios.
Existem diversas causas para as perdas de olfato, desde uma complicação de um quadro viral, até sinusite crônica, polipose nasal, traumas e até tumores, nasais e intracranianos.
Portanto, a avaliação por um otorrinolaringologista é o primeiro e mais importante passo no caso das perdas de olfato. Além do exame completo da cavidade nasal, fazemos também a olfatometria, que é o teste objetivo que i’ra quantificar e qualificar o olfato do paciente.
Após o diagnóstico acurado, é instituído o tratamento personalizado para cada paciente.
No caso da COVID-19 recomendamos que o paciente procure tratamento nas primeiras semanas do quadro, porque acreditamos que quanto mais precoce o tratamento maior é a chance de uma recuperação rápida e completa. Mas mesmo as perdas antigas podem se beneficiar do tratamento, existindo casos de melhora mesmo após anos da instalação da perda.
Dr. Fabrizio Romano
Links
Pessoas que tiveram Covid e perderam o olfato fazem tratamento para recuperar o sentido
Perda de olfato e paladar pode ser permanente dependendo da causa